Translate

quinta-feira, 23 de janeiro de 2014

Gerir o risco Turismo de aventura


A temática da segurança na vertente da prevenção é a principal preocupação que todas organizações e empresas  de turismo de aventura  devem ter.
Tendo em consideração que em qualquer actividade, principalmente nas actividades ao ar livre, as mesmas se desenrolam  num meio incerto, é sobretudo importante o domínio das técnicas e a aplicação das regras de segurança . Por isso nessa perspectiva , a consciência para esta situação para monitores e animadores é fundamental e deve ser transversal em qualquer momento de planeamento destas acções.
É imprescindível em qualquer actividade estudar previamente o risco, de modo a que posteriormente e em função do mesmo seja implementada a prevenção adequada, já que não basta falar de segurança sem clarificar o conceito e analisar se existe uma efectiva preocupação com esta questão , porque acima de tudo a segurança e o bem estar de todos em actividade devem ser a máxima prioridade, até porque são factores determinantes para o êxito das acções que lhes oferecemos .
O risco está directamente relacionado com a capacidade de intervenção para o eliminar ou pelo menos minorar estas situações .Se assim acontecer mesmo sabendo que ele está sempre iminente com o conhecimento antecipado pode-se gerir as hipóteses segundo os recursos de intervenção disponíveis .
O risco é pois a probabilidade de um acontecimento vir a ocorrer ou a probabilidade de o mesmo não ocorrer.Neste caso, conforme o nosso comportamento ou procedimento adoptado, podemos aumentar ou diminuir as possibilidades de algo acontecer.
A gestão de riscos é uma parte importante e integrante do planeamento das actividades e da construção dos procedimentos de segurança pois com o domínio e controlo do risco, podemos sempre implementar mais regras de segurança , diminuindo dessa forma o controlo sistemático e a tendência para o acidente .

Nunca devemos partir para uma actividade qualquer que seja a sua dimensão, com o pensamento de que não vale a pena grandes preocupações com a segurança , porque a actividade é fácil, curta e até vamos acabar por ter sorte e vai tudo correr bem .
Nada mais errado, não existe sorte na segurança , existe sim responsabilidade em acautelar as atitudes e comportamentos de prevenção, bem como o domínio e controlo de todas as situações de risco .
No planeamento de qualquer programa de actividade é fulcral ter em atenção a exposição dos participantes ao risco . A percepção de todos os intervenientes para eventuais riscos torna-se desde logo potencialmente um caminho para encarar o desfecho da actividade de forma positiva, mesmo que aconteça qualquer eventualidade,sendo nesta circunstância a mesma encarada como um factor integrante do próprio desenrolar da actividade , mas naturalmente com efeitos minorados e sem consequências dado o controlo adquirido na fase de observação e preparação .
As técnicas de gestão de riscos , sumariamente , dividem-se em quatro momentos: a identificação dos riscos e dos perigos , depois a análise dos mesmos, passando pela a avaliação e finalmente o tratamento que devemos adoptar em função das circunstâncias, para eliminar ou, pelo menos atenuar sem acidentes os seus eventuais efeitos .Neste sentido , existem procedimentos e factores que podem ajudar , como por exemplo a liderança do monitor e coordenação o domínio das actividades:conhecer o manuseamento dos materiais, ferramentas e sua resistência : conhecimento de primeiros socorros e capacidade para interpretar condições naturais e meteorológicas .Estes são alguns factores que podem ser decisivos, tanto numa situação de acidente presente , como na preparação de recursos para os evitar.
Ignorar e não dominar as normas de segurança pode eventualmente originar problemas graves para quem participa  e naturalmente responsabilidades para quem organiza .
Venha fruìr   novas experiências, mas não arrisque, participe mas só com empresas certificadas e monitores devidamente habilitados,não facilite e divirta-se !!
Bem Hajam 
Carlos Fernandes 



Sem comentários:

Enviar um comentário