Translate

domingo, 9 de novembro de 2014

Os pretos e verdes de Lisboa.....Psst,Psst......Táxi !!


A história dos veículos de aluguer em Portugal não é cronologicamente muito diferente da dos outros países. Há registos do surgimento de veículos hipomóveis de aluguer durante o século XVII nas principais cidades europeias e Lisboa não foi excepção. Até ao advento do automóvel, foram usados vários tipos de veículos de tração animal, alguns deles com adaptações que permitiam melhor adequação ao serviço de aluguer, a mais notável destas seria o taxímetro, que permitia calcular com rigor o preço da corrida, acabando com a necessidade de ajuste prévio. O termo, ainda hoje usado, táxi-cab, advém justamente da junção das palavras taxímetro e cabriolet, um veículo hipomóvel muito usado como carro-de-praça. Os veículos de aluguer de tração animal foram cedendo o lugar aos motorizados. Os primeiros táxis automóveis terão surgido em Lisboa em 1905, mas os taxímetros só começariam a ser montados nos táxis motorizados por volta de 1910.




Táximetros da Lisboa antiga

Primeiros Táxis motorizados de Lisboa .




Táxi 1905
Taxista de Lisboa 1910
Rendição , Garagem Parisiense (R Andrade Corvo -Lisboa )

Praça de táxis Lisboa


Táxi Praça do Comércio 
Marketing
O reconhecimento

Táxis na Rua da Palma Lisboa
Primeiro táxi a gasogénio Rossio 1942
Táxi a gasogénio Lisboa 
Táxi para transporte de doentes 
Porto de Lisboa a célebre licença de cais 
Táxis aeroporto da Portela


Após uma breve viagem ao mundo dos pioneiros do transporte de aluguer de passageiros em Lisboa onde o táxi tem um papel predominante na construção deste património único da cidade .
Onde a Lisboa menina e moça se tornou mulher sempre acompanhada por estes verdadeiros bastiões da cidade, quanto e quantas vezes a salvação de muitos, a primeira imagem de um país envergonhado , quantos nascimentos ,quantas histórias bem guardadas ,quantas vielas e ruelas percorridas, quantas rotas construídas, muitas vezes mal amados mas quase sempre reconhecidos pelo nosso povo, ao invés do desprezo e ostracismo pela tutela revelado, é sempre mais fácil apostar nas novidades sem história sem tradição, enfim fotocópias de gosto duvidoso.

Praça de táxis 

Ruelas de Lisboa 
Táxi em cada esquina um amigo
Sempre em marcha , sempre presente 
Táxi Lisboa 1960
Por toda a vossa Lisboa 
A caminho da Sé 
Na baixa 1963
Santa Apolónia anos 70
Na rota do aeroporto anos 70

Foram já dois séculos de presença assídua , muitos Kms percorridos, muitas famílias sustentadas , muitas vidas perdidas, muitas histórias por contar .
Uma história feita de trabalho e dedicação, muitos heterónimos : " O Zé da avô . Chico Ranhoso ,Píu, Babalou , Vasquinho,Perna de Lata , Simplício,O 77, o Viseu , Armando Madeirense ,o Alentejano ,o Ika,o Tamita , enterra mortos , o afana velhas , o passarinho do rio , Manel Serrão o Mana Lúcia" e tantos outros , alguns já partiram outros continuam na sua labuta diária na companhia da sua paixão o Táxi preto e verde autêntico confessionário da vida lisboeta .
De todos estes lavradores de pedras , fazedores de história Augusto Macedo é  e será sempre uma referência  da cidade de um povo e de uma classe profissional que sempre amou !!
Estejas onde estiveres Macedo um abraço do tamanho do Mundo, e nem que o céu seja o limite .
Bem hajam 
Carlos Fernandes
Augusto Macedo 

Até sempre companheiro o nosso bem haja 
Bem hajam .

Sem comentários:

Enviar um comentário