Translate

quarta-feira, 15 de abril de 2015

Alentejo ! Às sopas chamam-lhe açorda À açorda chamam-lhe migas....


"Terra de grandes barrigas
onde só há gente gorda
Ás sopas chamam-lhe açorda
à açorda chamam-lhe migas "

Foi com estes versos que, Vasconcelos de Sá  nos anos trinta do século passado cantou a diferença entre o uso destas palavras no Alentejo e fora dele .(in revista músical Palhas e Moínhas ).


A açorda alentejana tem origem na  tharid dos invasores árabes,talvez o seu segredo esteja na simplicidade da sua confecção,pedaços de pão mergulhados num caldo quente, aromatizado e enriquecido com azeite e ervas aromáticas que só o Alentejo nos pode oferecer .




Diz-se ainda que durante o tempo da ocupação romana,se consumia no Alentejo, uma sopa feita de ervas aromáticas, alho azeite, pão e água quente . Como podemos constatar esta iguaria atravessou, assim, as culturas dos povos invasores que se seguiram,tendo sido os árabes que a fixaram e lhe deram a importância que tiveram não só entre eles como entre nós . A açorda em árabe ath thurda é pois uma herança da  presença muçulmana neste Garb al Andaluz entre os séculos VII e XIII.

As açordas do pobre não têm conduto, para o pobre. São as açordas de mão no bolso , só precisam da mão que levam a colher à boca.São as açordas peladas, não fazem bem nem mal, é só pão e água ..- caem nas calças e não põem nódoas, como escreveu Falcato Alves em "Os comeres dos Ganhões 1994".
 Mas como tudo na vida, há sempre quem pode e então temos as açordas bem temperadas, com a água de coser bacalhau, pescada, ou amêijoas, e ainda ovo escalfado ou cozido as azeitonas, e,até nalgumas famílias, os figos frescos.
Para quem gosta deste prato típico do nosso Alentejo sabe que as açordas são quase sempre de alho , coentros e poejos . À falta destas ervas há quem as faça com pimento verde esmagado .



Para os Alentejanos, o termo migas significa um alimento à base de pão migado,embebido num caldo e a seguir amassado e esmigalhado . Esta confecção  noutras regiões é denominado de açorda , são famosas de marisco que proliferam país .
Mas no Alentejo açorda é açorda, e migas são normalmente confeccionadas no pingo da carne de porco com mais gordura, inclusive dos enchidos, e, ao contrário do aforismo " migas de pão duas voltas e já estão ", as migas dos nossos antepassados árabes e as que ainda hoje se fazem no nosso Alentejo são enroladas continuamente até tostarem levemente e ganharem uma casquinha estaladiça .
Este é também um prato principal na mesa de ricos e pobres no Alentejo só se diferenciando na quantidade da carne consoante o estatuto social .
Sem dúvida uma boa opção a cozinha tradicional alentejana cheia de história e estórias por desvendar, visite o Alentejo de paixão
Bem Hajam
Carlos Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário