Translate

sábado, 4 de outubro de 2014

Da chanca à tamanca ...


A preocupação em proteger os pés de condições adversas foi uma constante durante a História. Nesse sentido, iniciou-se e desenvolveu-se o chamado calçado - artefacto  para cobrir e abrigar os pés. Foi neste contexto que surgiu o calçado de pau - socos, socas e chancas - que terá origem, segundo Teresa Soeiro ao citar Benjamim Enes Pereira, na região de Entre Douro e Minho, a área do pé descalço. Era o calçado do quotidiano das populações da referida região dadas as condições físicas da localidade.
O calçado de pau era constituído por duas partes: a base de madeira, onde assentava o pé, e o couro que, pregado à madeira, aconchegava o pé. A base de madeira, produzida nas zonas rurais, tinha designações diferentes de acordo com as regiões. Por isso, difere também a designação do ofício. A aplicação do couro nos paus de madeira era feita nos centros urbanos, pelos sapateiros ou pelos também chamados tamanqueiros.
Em algumas localidades da Região do Entre Douro e Minho, como Barcelos e Penafiel, o tamanco era o produto final. No entanto, a base de madeira, o pau, era feito pelo Pauzeiro e a aplicação de couro era feita pelo Tamanqueiro.
Esta distinção não é feita em Vila Real nem na Maia. Em Vila Real, o Tamanco era o produto final mas as duas partes eram executadas pelo mesmo profissional que tinha o nome de tamanqueiro. No Concelho da Maia, zona outrora muito rural, o que se fazia essencialmente eram as solas de pau, a que chamavam tamanco, pau ou soca, que depois de acabadas eram enviadas para as casas de calçado dos centros urbanos como Porto, nomeadamente para a Rua de Cimo de Vila, e mesmo Lisboa, para lhes serem aplicados os couros. Daí a designação de tamanqueiro e nunca de pauzeiro. O próprio cognome que estes profissionais adquiriam, assim como os seus descendentes, comprovam a designação do ofício.
No entanto, esta designação não deixa de estar ligada a uma questão de afirmação de identidade e de estatuto, uma vez que no concelho existia a actividade de pauzeiro relacionada com a produção de colheres de paus. Por outro lado, todo o calçado que tivesse base de pau, independentemente de ser um soco, uma soca ou um par de chancas, passou a designar-se popularmente de Tamancos.
Gradualmente, com a difusão de outro tipo de calçado e com as exigências da moda, o ofício foi desaparecendo, dando lugar apenas à produção para coleccionadores e apreciadores.
Bem hajam 
Carlos Fernandes
(fonte; Tamanqueiro 2004 )


Sem comentários:

Enviar um comentário