Translate

quinta-feira, 22 de maio de 2014

Fazeres com saberes Bordados de Castelo Branco

Perspectiva histórica do Bordado desde as suas remotas origens à actualidade: 


De imensa beleza e exemplo de originalidade no âmbito de manufactura nacional, o Bordado de Castelo Branco apresenta dois factores dominantes: um, de origem artística; outro, de significaçăo económica. O primeiro manifesta a existência de uma arte própria, com estilo de feiçăo peculiar, o segundo admite a concentraçăo desta indústria de bordado na zona do Distrito de Castelo Branco.
Porquê nesta cidade? É natural que se tenha fixado precisamente numa regiăo onde a cultura do linho era tradicional e onde a amoreira se dava tăo bem, a ponto de permitir a criaçăo em larga escala do bicho-da-seda. Os locais de fabrico explicam em grande parte a matéria utilizada, visto as condiçőes naturais serem exploradas pelas comunidades.
Embora se desconheça a verdadeira origem do Bordado de Castelo Branco, o facto de, já no século XX, ter sido reactivada a sua produçăo em Castelo Branco é a razăo de denominaçăo actual, ainda que a grande maioria dos espécimes antigos recenseados tenham sido localizados na zona desta cidade. De acordo com o figurino da época, crê-se ter sido o século XVIII o período mais fecundo na confecçăo do Bordado. Depois de uma fase de decadência que se fez sentir ao longo do século XIX, o seu ressurgimento deu-se na regiăo de Castelo Branco, no primeiro quartel do século XX, a partir do momento que Maria da Piedade Mendes (1888?-1984) encontrou um conjunto de colchas de linho bordadas a seda, guardadas religiosamente em arcas herdadas pela sua família, e que iriam servir de modelo para os trabalhos que desenvolveu ao longo da vida com uma perfeiçăo notável. No ano de1929, ao participar na Sexta Sessăo do IV Congresso Beirăo, realizada em Castelo Branco, Maria Júlia Antunes, professora do Liceu Infanta D. Maria em Coimbra, apresentou a sua tese Rendas e Bordados das Beiras onde faz referência aos «bordados albicastrenses, genéricamente chamados a frouxo», pela primeira vez divulgados em público com a designaçăo que os associa à cidade beiră.
Constitui-se entăo uma marca, por escola, recriando e reformulando motivos de espécimes remanescentes, em defesa e continuidade de uma expressăo artística, reconhecida pela sua riqueza singular no deversificado panorama da produçăo têxtil nacional, através de um movimento de âmbito local. Surgiu a denomiçăo Bordados de Castelo Branco.



  Antecedentes do Bordado de Castelo Branco e influências recebidas: 

O facto da Península Ibérica ter estado sob domínio árabe levou a uma produçăo de têxteis e bordados que obedeciam aos cânones estéticos muçulmanos e se destinava aos circuitos comerciais do mundo árabe. Seguiu-se um longo período de Reconquista pouco propício ao desenvolvimento da arte do bordado. O bordado português só tardiamente terá começado a afirmar-se de uma maneira válida, e factores imponderáveis dificultam a tomada de conhecimento do que teria sido na Idade Média. Sabe-se apenas que só a partir dos finais do século XVI se impőe uma produçăo têxtil de alta qualidade, mas em quantidade limitada.
Uma das consequências da expansăo política, religiosa e económica dos portugueses traduziu-se no intercâmbio de novas formas culturais e artísticas, e o olhar do português rapidamente descobriu a perícia e o virtuosismo das indígenas ao fazer as suas obras e da Índia passaram, também, a ser trazidas para Portugal bordadoras habilidosas que se juntavam aos colchoeiros (designaçăo dada aos fazedores de colchas no século XVI).  Segundo Afonso de Albuquerque vinham exercer a sua arte em Lisboa, sendo provável ter sido a capital do reino ponto de partida para a realizaçăo de trabalhos que depois se foram espalhando através de outras regiőes do País.
A partir dos finais do século XVI até aos finais do século XVIII, multiplicaram-se as encomendas de bordados, monocromos ou com uma policromia sábia, autênticos suportes de narraçőes, simbologias ou simples figuraçőes, prestigiantes para quem os possuía. Os espécimes provenientes do Oriente eram na maioria bordados para suspensăo e colchas bordadas num suporte acolchoado, alguns decorados com faixas, onde se representavam cenas bíblicas ou heróicas, caçadas, motivos vegetalistas, entre outros, comuns na arte oriental. Cumprindo um programa elaborado a partir de matrizes ocidentais, nos espaços em que a encomenda nada impunha as bordadoras inscreviam motivos e mitos, usando cercaduras, tarjas, fundos e cantos preenchidos com elementos geométricos, folhas, flores, enrolamentos, animais, figuras por vezes compósitas e personagens do mito local. Geralmente bordadas a seda sobre linho, eram também executadas em algodăo branco acolchoado.
Nos bordados feitos em Portugal acentuavam-se as sugestőes dos estilos do Ocidente. Todavia, um forte gosto orientalizante năo deixava de os inspirar ao nível da sua composiçăo e decoraçăo. É natural que toda essa produçăo, de diversos centros, com diferentes cargas e estilos, tenha exercido uma forte influência no Bordado de Castelo Branco, particularmente em composiçőes mais elaboradas que a nível temático e compositivo relevam uma acentuada afinidade com o bordado indo-português.
Por factores inerentes à sua conservaçăo, pelo inusitado costume de datar os espécimes e devido à escassez de dados que o documentam, até hoje desconhece-se a origem do Bordado de Castelo Branco e as questőes multiplicam-se. Poderá ser considerado fundamentalmente um produto de uma indústria caseira, vocacionada para consumo próprio. Mas, nesta prespectiva, năo terăo existido centros de produçăo no sentido usual do termo? Em Portugal, nos conventos femininos a arte de bordar adquiriu grande perfeiçăo, levando à possibilidade de terem sido centros difusores deste bordado, quer como locais de educaçăo, quer de produçăo.
Năo foram só as mulheres dedicadas à vida claustral a entregarem-se ao trabalho de bordar, outras havia que se dedicavam a essa tarefa. Poderá năo parecer que as primeiras peças fossem de sabor popular, perante a falta de argumentaçăo para acreditar terem sido as populaçőes rurais, ignorantes na sua simplicidade, a receber a mensagem do Oriente, contrariamente à ideia de que os modelos iniciais tivessem nascido no seio da classe das famílias opulentas, donde partiam para a Índia os homens que no regresso traziam presentes e recordaçőes que vieram alterar os hábitos de bordar. 
Por outro lado, năo será de excluir supor terem sido as damas albicastrenses a apoderarem-se da matriz popular do Bordado, dando-lhe foros senhoriais, atendendo a determinadas características do desenho de peças mais antigas que parecem resultar de uma produçăo estabelecida entre as classes populares.  E porque năo , atribuir a origem a ambas as classes, de acordo com as possibilidades e recursos de cada uma delas? 


In "O Bordado de Castelo Branco" 

Bem hajam 
Carlos Fernandes






Sem comentários:

Enviar um comentário