Translate

terça-feira, 1 de abril de 2014

Carreira 1960 "Que vida boa era a de Lisboa (Capitulo IV )


SLB -1962
Taça dos Campeões Europeus 1962
(Continuação).
Duas Taças dos Campeões Europeus, sete Campeonatos Nacionais e quatro taças de Portugal. Durante a década de 60 o Benfica ganha 13 títulos.
Portugal está em festa, o Benfica é uma Nação, a equipa maravilha: Costa Pereira,Mário João, Germano,Angelo, Coluna (capitão) Jaime Graça, Eusébio,Cavém, José Augusto, Torres e Simões, Treinador Bela Guttmaman, o mágico, feiticeiro, Húngaro que leva o Benfica à conquista de duas Taças dos Campeões .
O orgulhosamente sós, mostra-se ao Mundo, Portugal do Estado Novo, serve-se do Benfica para se promover, esta geração de jogadores, iria fazer história, com o terceiro lugar no Mundial de 1966. Uma vez mais o Regime se aproveita, devotado ao ostracismo pela ONU, sem o apoio dos Estados Unidos, devido à questão colonial, Salazar tenta demonstrar, que não há colonização mas sim integração,melhor exemplo a selecção das quinas, a única do continente Europeu, a jogar com  negros no plantel .


Portugal não estava em festa, Portugal era uma festa !!!
Aproveitando a maré e o frenesim do momento , uma nova cor despontava como que a acabar o cinzentisto de um país, sentia -se a mudança . Aparece a moda dos conjuntos, uma nova dança e música, o twist o ié-ié, sempre mais alegres que irreverentes,fazem história, Victor e os Gatos Pretos, Fernando Conde com os electrónicos o Nelo do Twist e tantos outros .
Em bailes, festas universitárias,Bares de hotel, matinés dançantes, discotecas, estes ditos conjuntos, e não banda , não fosse ferir os bons costumes, começam -se a ouvir canções tocadas por guitarras ligadas à corrente.Cada vez mais sente-se a mudança,estas músicas destoam por completo, do folclore , fado e baladas que dominam as rádios . A moda pega.A imprensa chama-lhe a "explosão da juventude", que vida boa era a de Lisboa.
Conjuntos como os Sheiks , o mais bem sucedido dos grupos ié-ié ,os Ekos, o Quarteto 1111, Pedro Osório e o seu conjunto, são as legitimas referências desta mudança
Mas Lisboa não pára !!!
Uma nova mentalidade e cultura, parece estar a emergir de entre as reviravoltas do ié-ié e do Twist, na moda a mini-saia faz as delícias das jovens. Mas a Guerra Colonial, leva estes jovens para outros destinos,enfim para muito longe do estrelado .

Os Gatos Pretos 
Mulheres anos 60
Os ecos da Guerra pairam no ar, o tempo do adeus até ao meu regresso está a chegar. Angola é nossa !!Angola é nossa!!
Entre 1964 e os 70, serão mobilzados para a guerra cerca de um milhão de homens, a maior parte jovens .
Mais de 8 mil não hão-de regressar .
Cerca de 100 mil ficarão feridos ou incapacitados .
Angola é nossa!! Angola é nossa!!
(Continua)
Bem hajam
Carlos Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário