Translate

sábado, 12 de abril de 2014

Amêndoas de Portalegre

As amêndoas que vêm de Portalegre

por
Hugo Teixeira, Portalegre
As amêndoas de Portalegre são um dos grandes cartões de visita desta região, o qual se evidencia durante este período da Páscoa. Tal acontece graças ao empenho de Joaquina Vintém, que as fabrica artesanalmente há vários anos, dando seguimento ao seu legado familiar.
"Os meus pais já faziam as amêndoas, cresci nisto e quero manter a tradição que está enraizada na família há mais de 90 anos", refere a empresária, única produtora na região. A proprietária das Amêndoas de Portalegre, empresa também conhecida nos meandros da doçaria conventual, refere que, ano após ano, pela época do Carnaval, começa a trabalhar nestas amêndoas pascais, já há vários anos com procura na Grande Lisboa e no Grande Porto.
O negócio, admite, é cansativo e intenso. "Esta empresa trabalha sazonalmente, por isso eu penso que o Governo deveria olhar um pouco por nós. Se isto continua a apertar, qualquer dia deixamos de produzir e assim se perde uma tradição", diz a empresária que produz diariamente cerca de 30 kg de amêndoa "tipo açúcar" e "tipo chocolate". Joaquina Vintém gostaria que os seus filhos "pegassem no negócio", mas com as dificuldades e os entraves que diz encontrar, considera a hipótese "remota".
Na pequena fábrica, numa azinhaga nas imediações do centro da cidade, Joaquina Vintém e o marido não param de um lado para o outro. O trabalho concentra-se em redor de duas caldeiras aquecidas que lembram betoneiras a trabalhar. Nessas caldeiras, que rodam sem parar cerca de oito horas, tempo que dura a elaborar a amêndoa, a empresária e o marido, o seu único colaborador, vão colocando açúcar e chocolate suficiente até a amêndoa ganhar a textura e o seu tamanho normal.
"Aqui só trabalhamos com amêndoa nacional e de preferência da região", refere Joaquina Vintém, enquanto em ensurdecedor funcionamento as caldeiras produzem mais uns quilos de amêndoa.
Qual é o segredo? "Claro que o segredo não se dá a ninguém, o processo é essencialmente amêndoa, açúcar e chocolate." As caldas que se transformam na capa da amêndoa são feitas em tachos de cobre e também a amêndoa é rolada em caldeiras de cobre (cujo nome é bacine), refere ainda, enquanto dá uma olhadela na secção de empacotamento.
Doces e deliciosas, esta é a altura certa para saborear as amêndoas de Portalegre, cujo preço por quilo é de dez euros, sendo normalmente comercializadas em pacotes de 250 g.
Bem hajam 
Carlos Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário