Translate

sábado, 22 de março de 2014

Vinho uma arte e um caminho


Hoje, mais que nunca, o vinho continua a desempenhar um papel fundamental na economia portuguesa, com exportações superiores a 700 milhões de euros .
Hoje cerca de 70% dos nossos vinhos são certificados o que mostra o salto qualitativo da produção.A aposta na qualidade tem tido resultados visíveis no aumento das exportações que nos últimos dez anos cresceram 20%.
O vinho é uma fileira integralmente nacional , da matéria prima às rolhas passando pelas garrafas e acabando nos rótulos. Sabemos que há muitos investidores estrangeiros interessados em entrar em Portugal .Não só para comprar vinho, mas para comprar quintas e herdades e passar de importadores a produtores. E vêm da China , do Brasil e Angola. Depois do sol e mar , o vinho é um mar de oportunidades.
Diz-se que um rótulo é a arte de contar histórias num quadrado, são também a cara de um vinho e têm uma influência determinante na escolha do consumidor.
Eis alguns exemplos:
Sogrape: Papa Figos 2011.Um vinho baptizado com o nome de um pássaro que se avista no Douro superior concretamente junto à Ribeira de Aguiar na Quinta da Leda entre Abril e Outubro 


Sociedade dos Vinhos Borges : começou por ser o nome da terra de origem  das uvas , até que estas se tornaram insuficientes para manter o nome e uvas de outras regiões .O produtor foi obrigado a usar a imagem de um gato
Ervideira :Um puro sangue lusitano representa este vinho que, tal como o cavalo , já foi premiado com diversas medalhas uma referência inequívoca a um produto nacional único.

Herdade do Esporão:Os rótulos dos reserva e private selection são de autor , uma ideia original para promover artistas portugueses
 
Pinhal da Torre: Uma homenagem a uma espécie tipicamente portuguesa e característica da região de origem .Fernão Pires - A poupa é uma ave exótica , hoje disseminada em toda a bacia do Tejo 

  • A.ruralidades : sugere uma visita 




 
Alenquer ,uma taberna de charme .Chama-se Taberna do Chapéu Alto e pretende recuperar o prazer da tertúlia à volta de um bom copo de vinho e de petiscos caseiros,o Chapéu Alto tem esplanada a dar para o Largo da câmara Municipal de Alenquer .
  • Bem hajam 
  • Carlos Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário