Translate

quarta-feira, 26 de março de 2014

Carreira 1960 " Que vida boa era a de Lisboa" (Capitulo II)

Rossio 1960
(Continuação)
Depois de um inicio de década auspicioso, como referimos anteriormente , aproximava-se o ano  de todos os perigos.,(1961) para o regime Salazarista, vindo a revelar-se o annus horribilis do ditador .
Logo no inicio do ano, tem lugar um levantamento de trabalhadores da Cotonang protestando contra as condições de trabalho da companhia algodoeira. Os protestos são imediatamente reprimidos pelo exército português,mas anunciam o começo da luta armada da libertação de Angola, marcada pelo ataque à cadeia de S,Paulo em Luanda a 4 de Fevereiro e pelo levantamento armado .

Diário de Lisboa


Marginal de Luanda 1961
A 22 de Janeiro, elementos, do Directório Revolucionário Ibérico de Libertação, apoderam-se do Paquete Santa Maria,da Companhia Colonial de Navegação, que rebaptizam de Santa Liberdade, conseguindo uma notoriedade, e uma cobertura internacional que viria abalar profundamente o regime .


Paquete Santa Maria rebaptizado
Em Abril, a crise vem, não da oposição, mas do interior do regime, através da tentativa de golpe liderada pelo Ministro da Defesa, Júlio Botelho Moniz.
Em Junho, cerca de cem estudantes oriundos das colónias portuguesas em África que se encontram em Portugal abandonam clandestinamente o país, muitos deles para se juntarem aos movimentos de libertação.
A abolição do Estatuto do Indigenato, associado a outras reformas, em Setembro, chega demasiado tarde para travar a acção dos movimentos de libertação das colónias, entretanto reunidos na Conferência das Organizações Nacionalistas das Colónias Portuguesas, CONCP.
A 10 de Novembro, Hermínio da Palma Inácio comanda o desvio do Super-Constellation da TAP Mouzinho de Albuquerque, a fim de lançar sobre Lisboa milhares de panfletos apelando à revolta contra a ditadura.
A 18 de Dezembro, tropas da União Indiana ocupam os territórios de Goa, Damão e Diu. Salazar ordena que as tropas portuguesas lutem até à última gota de sangue, mas o governador, general Vassalo e Silva, recusa-se a obedecer à ordem do Presidente do Conselho e opta pela rendição.
E, na noite de fim de ano, uma tentativa frustrada de assalto ao quartel de Infantaria 3, em Beja, leva à morte do então sub-secretário de Estado do Exército, tenente-coronel Jaime Filipe da Fonseca.


Rendição da tropas portuguesas Panjim

Jornais da época
(Continua)
Bem hajam 
Carlos Fernandes 

Sem comentários:

Enviar um comentário