Translate

terça-feira, 3 de dezembro de 2013

Pena a terra onde o morto matou o vivo

Há alguns anos atrás a forma mais fácil de chegar à  Aldeia da Pena era a cavalo.Ainda hoje diz o povo que a aldeia é a terra onde o morto matou o vivo, para chegar ao cemitério existia apenas um trilho muito estreito, e um dia aquando de um cortejo fúnebre, o caixão caiu em cima de um homem que o levava, e finou-se.
Nos nossos dias já há uma estrada que permite chegar à aldeia de carro , mas devagar , e por vezes com precipícios de ambos os lados Passeie  pelas casa de lousa e xisto e desça até à ribeira que atravessa a aldeia , depois delicie-se com os moinhos em ruínas.
A Aldeia da Pena fica a 325 Km de Lisboa e a 20 de São Pedro do Sul (Viseu).
Para se chegar à Pena, uma aldeia típica de xisto com seis habitantes e dez casas de habitação, situada num vale profundo da serra de São Macário é essencial passar por São Pedro do Sul .
Aninhada no fundo de um vale, a aldeia confunde-se com a natureza, um cenário mágico que se perpetua na memória ,Junto a uma ribeira de águas cristalinas, à entrada da aldeia fica a adega da Pena também ela toda de xisto, de resto aliás como toda a povoação, até os tampos das mesas são em xisto.Os carros não entram na aldeia.
Pena é sem dúvida um lugar para os amantes da natureza , um lugar mágico, uma das mais belas aldeias de xisto .
Bem hajam 
Carlos Fernandes  


Sem comentários:

Enviar um comentário