Translate

domingo, 8 de dezembro de 2013

Chitas de Alcobaça

A Chita é um tecido de algodão estampado originário da Índia, que foi inicialmente trazida para a Europa pelos Portugueses, no século XV. Tendo tido grande sucesso no século XVII e XVIII tanto para decoração como para vestuário.
O fabrico do pano de algodão desenvolveu-se desde muito cedo em Portugal, vários testemunhos comprovam a existência, já em 1530, de uma indústria doméstica de tecelagem em Alcobaça. Desde 1774 e até meados do século XIX, Alcobaça terá mesmo sido considerada como um dos mais importante centro de manufactura de fiação e tecelagem de tecidos de algodão do país. Nesta altura dá-se também a especialização nos estampados e padrões utilizados na Chita de Alcobaça.
A técnica de estampagem era realizada manualmente através da aplicação de tintas em cunhos ou directamente no tecido. A arte do oficial estampador era tanto maior quanto ele evitasse os vestígios, no tecido, da repetição do cunho e revelá-se cuidado na fixação da cor. A industria da estamparia nacional assumiu uma importante fatia das exportações portuguesas nos séculos XVIII e XIX, predominantemente com destino ao Brasil.
A denominada Chita de Alcobaça caracteriza-se pelo recurso a padrões estereotipados muito coloridos de influência Indo-Europeias, que se desenvolvem em riscas largas de decoração variada onde surgem pássaros, aves exóticas, animais, flores, frutas, figuras humanas, cornucópias, ânforas, ninhos e frutos tropicais.
A tradição do tecido estampado de Alcobaça, fortemente arreigada no imaginário colectivo, permanece nos dias de hoje representada no tradicional Baile e Concurso de Chitas, realizado anualmente na praia de São Martinho do Porto, no concelho de Alcobaça. Ganha nova vida nas mãos de exímias artesãs e designers que criam novas aplicações para este tão característico produto nacional
Bem hajam 
Carlos Fernandes.

Sem comentários:

Enviar um comentário