in A Ilustre Casa de Ramires de Eça de Queirós
Este romance conta-nos a história de um fidalgo de província, Gonçalo Ramires, descendente de uma família nobre anterior à formação do reino.
Ao mesmo tempo que se sucedem episódios humilhantes da sua vida, Gonçalo redige uma novela histórica em que narra os feitos ilustres dos seus antepassados medievais.
Surgem, assim, a par dos episódios narrados reflexões sobre a história de Portugal - simbolizadas na genealogia a família Ramires - e de cariz político (por exemplo, quando Gonçalo aparece integrado no partido Regenerador).
Mas o protagonista é um homem incoerente e desleixado que toma atitudes impensadas. Vê a literatura como meio de ascensão política. E consegue-o de facto, através de concessões. Quando começa a ser conhecido em Lisboa viaja para África onde vai entregar-se a empreendimentos agrícolas que o enriquecem, mas que depois não soube desenvolver nas suas próprias terras.
Realiza-se, assim, a sua regeneração e, através dela, a do nome da sua família. Gonçalo honra, deste modo, os seus antepassados.
No final, regressado a Portugal, instala-se no sossego dos campos e enamora-se com uma rica senhora de nome Rosinha Rio-Manso, que iria, certamente, consolidar para sempre a sua fortuna.
As personagens:
Gonçalo Ramires | Titó | Castanheiro | Videirinha | André Cavaleiro | Gracinha Ramires | Irmãs Lousadas
A casa que serviu de base a Eça para escrever "A Ilustre Casa de Ramires"
Casa da Torre da Lagariça - S. Cipriano - Resende
(Situada a cerca de 3 kms do Mosteiro de Santa Maria de Cárquere)
Bem Hajam
Carlos Fernandes
Sem comentários:
Enviar um comentário