Translate

quinta-feira, 26 de março de 2015

A encomendação das almas, tradições do Portugal distante


À noite , e à luz das velas ou de lanternas de azeite, grupos de mulheres trajando xailes pretos e encapotados entoam , em tom dolente , cânticos em memória das almas.
A Encomendação das Almas assenta na tradição católica que se fixou em algumas regiões, tendo como único objectivo a oração pelas Almas do Purgatório, ou seja, daqueles que já partiram mas ainda não se encontravam na comunhão com Deus, expiando ainda as suas faltas.

Por isso, durante a Quaresma, noite cerrada, grupos de pessoas, sobretudo homens, saíam das suas casas e percorrendo quer as ruas das aldeias, quer os caminhos próximos apelavam, aos que dormiam, para que não se esquecessem de orar pelas almas.

Nesta quadra ainda se conservam, um pouco por todo o país, celebrações  comportando práticas de apelação ou piedosas por intenção das almas. Enquanto umas se mantêm, outras acabaram por se perder no tempo, umas e outras evidenciando as suas longínquas proveniências.
É isso que lhe propomos venha viver, esta experiência neste Portugal profundo que teima em não morrer, sejam bem vindos !!
 Bem hajam 
Carlos Fernandes


Sem comentários:

Enviar um comentário