Translate

quinta-feira, 28 de novembro de 2013

Castelo Novo Aqui a vida é emoção e o resto é história


Castelo de Castelo Novo localiza-se na aldeia de mesmo nome, Concelho de FundãoDistrito de Castelo Branco, em Portugal.
Erguido sobre um afloramento rochoso na vertente leste da chamada serra da Gardunha, constituía-se no pólo militar em torno do qual se desenvolveu a povoação de Castelo Novo, sucessora da de Castelo Velho, no topo da serra. Castelo Novo, 
 Território ocupado desde o Neolítico, com vastos vestígios romanos,recebeu o nome de Castelo Novo, após o abandono do primeiro conjunto fortificado do povoado .Este topónimo foi utilizado pela primeira vez em 1208 no testamento de Dom .Pedro Guterres , numa doação aos Templários.
.Castelo Novo passou depois para a posse da Ordem de Cristo para garantir o povoamento e defesa do território conquistado aos mouros Dom Manuel I outorgo-lhe o foral em 1510 .
No século XVII , o ouro do Brasil impulsionou o desenvolvimento da vila permitindo a construção do Chafariz da Bica, do Chafariz Dom João V e da igreja matriz.

Na  imagem ao lado  podemos ver o Pelourinho,provavelmente do século XVI de estilo Manuelino , Os termos de sujeição no topo representam cabeças de serpentes. O remate do Pelourinho apresenta uma peça com a Cruz de Cristo , o escudo nacional a esfera armilar e motivos vegetais, é este Universo de saber e história que aguarda a sua visita .
Onde poderá descansar, sonhar e deliciar-se com as  iguarias gastronómicas da Casa Villa Veteris .





Sem comentários:

Enviar um comentário