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terça-feira, 28 de fevereiro de 2017

O despertar, 28 de FEVEREIRO DE 1906 ! Touring Club de Portugal .



Criação da Sociedade de Propaganda de Portugal

A criação da Sociedade Propaganda de Portugal é uma das iniciativas mais admirá- veis do princípio do século XX e aquela que mais influenciou o despertar do turismo em Portugal

Criação da Sociedade de Propaganda de Portugal, também chamada de Touring Club de Portugal. Segundo Ana Cardoso de Matos e Maria Luísa F. N. dos Santos ("Os Guias de Turismo e a emergência do turismo contemporâneo em Portugal (dos finais do século XIX às primeiras décadas do século XX" in Geo Crítica, Scripta Nova, Revista electrónica de Geografia y Ciências Sociales, Universidad de Barcelona, vol. VIII, num. 167, 15 de Junio de 2004), os "(…) objectivos eram «promover, pela sua acção própria, pela intervenção junto dos poderes públicos e administrações locais, pela colaboração com este e com todas as forças vivas da nação, e pelas relações internacionais que possa estabelecer, o desenvolvimento intelectual, moral e material do país e, principalmente, esforçar-se por que ele seja visitado e amado por nacionais e estrangeiros»." Ainda segundo as Autoras, Leonildo de Mendonça e Costa teve um papal fundamental na criação desta sociedade, que agregou personalidades de diferentes campos político partidários.


 Esta organização, com um crescente número de sócios, procurou incentivar o turismo nacional e estrangeiro. "Os seus fins eram: «organizar e divulgar o inventário de todos os monumentos, riquezas artísticas, curiosidades e lugares pitorescos do país; publicar itinerários, guias e cartas roteiras de Portugal; organizar ou auxiliar excursões; promover a concorrência de estrangeiros, e uma maior circulação de nacionais dentro do território; dar as informações que lhe sejam solicitadas; fornecer a hotéis, casinos, estabelecimentos hidroterápicos, empresas de transportes, etc, plantas de instalações, tabelas de preços e lista de objectos de uso corrente nos grandes centros de excursionismo; promover reformas e melhoramentos na instalação e regime de hotéis, transportes e serviços locais; e de uma maneira geral estudar todas as questões de interesse geral conexas com o fim da sociedade»"
Fonte :Arquivo Fundação Mário Soares



Bem hajam 
Carlos Fernandes

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