Translate

quarta-feira, 18 de dezembro de 2013

À grande e à Francesa ,ou melhor à pequena mas à francesa !!

Viver à grande e à francesa é uma expressão que significa viver com luxo e ostentação.
Esta expressão popular é utilizada desde a primeira invasão francesa, em 1807, devido ao modo luxuoso como vivia o general Junot e os seus acompanhantes em Lisboa.
Junot, nomeado Duque de Abrantes, estabeleceu residência e quartel-general em Lisboa, no palácio do Barão de Quintela, na rua do Alecrim, ao Chiado. Os seus oficiais instalaram-se em casa de nobres e da burguesia de Lisboa, exigindo cama, mesa e roupa lavada.
Passeavam garbosos, em uniforme de gala e frequentavam o teatro de S. Carlos com as damas de alta sociedade.
Junot e o general Delaborde, comunicaram ao Senado da Câmara de Lisboa que viriam de bons olhos o pagamento de uma gratificação pela protecção da capital. A exigência foi aceite, e durante seis meses, Junot  recebeu 16 contos e 800 mil réis, enquanto o general Delaborde recebeu 4 contos.
Para a época isto representava uma quantia milionária que lhes permitia "viver à grande e à francesa! 
Dois séculos passados ,na minha aldeia vive-se à pequena e à francesa,é verdade somos pequenos , pequeninos ,levaram-.nos os correios o centro de saúde , os nossos filhos partiram , o emprego não existe , a cultura não tem visto de entrada, por estas bandas, resta-nos os nossos idosos a farmácia multi serviço, até injecções nos dá, a agência funerária, e muitos mas muitos cafés, como eu gostava de uma papelaria para ao menos comprar o jornalito,  mas a nossa gente está em festa o povo está satisfeito, vamos ter um relvado de categoria  uma equipa de luxo jogadores de fora , vamos viver à francesa , o nosso presidente tem palavra, só falta um fadista e uma estátua da Nossa Senhora de Fátima , que França é já aqui !!
Bem hajam 
Carlos Fernandes

1 comentário:

  1. ULTIMA HORA (para mim) : Venho desta forma felicitar o G.D.AGUIAS DO MORADAL por mais esta vitória ! O SINTÉTICO VAI SER UMA REALIDADE ! (As GRANDES obras não são só as casas do nosso Sr. Dr. Presidente Câmara Municipal Oleiros) . O Município de Oleiros vai desembolsar +/- 250 mil euros ... Ficando assim com dois campos sintéticos no Concelho Oleiros. Com os orçamentos ELEVADOS praticados no GD Águias Moradal Estreito e A.R.C.O só espero que o G.D.Orvalho não se lembre de reativar o clube (uma vez que para o fazer não está em questão se há pessoal do Concelho ou não..), certamente terá um sintético também ... — com GD Águias Moradal Estreito e Arc Oleiros Oleiros.

    ResponderEliminar