Pela primeira vez em Portugal , o concelho de Oleiros vai ser palco do Trans Pangaean Challenge,uma das mais famosas e reputáveis competições de Ultra Running do Mundo.
Para se melhor entender este importante evento uma breve introdução.
Os Pangean Montanhas Centrais eram uma extensa cordilheira a nordeste-sudoeste trending cordilheira na porção central do supercontinente Pangaea durante o Triássico período. Eles foram formados como resultado da colisão entre os supercontinentes menores Laurussia e Gondwana durante a formação de Pangaea. Os restos desta gama enorme montanha incluem os Montes Apalaches da América do Norte e do pequeno Atlas de Marrocos , África .
Um número de períodos de formação de montanhas estavam envolvidos na formação dos Pangean Montanhas centrais, incluindo o acádicas , Caledonian e Alleghenian orogenies .
Com a introdução em Portugal do mais famoso percurso pedestre do mundo, mais precisamente em Oleiros, permite-se não só essa ligação transcontinental, numa aproximação ao mercado americano, como também se potencia a diversificação da oferta turística desta região do Geopark Naturtejo, sob os auspícios da UNESCO, apostando no turismo de natureza e no touring cultural e paisagístico.
O trilho português, a ser implementado em Oleiros – nas freguesias de Estreito, Sarnadas de S. Simão, Orvalho e Vilar Barroco -, recebe o nome Rota do Moradal – Pangeia em alusão à emblemática montanha quartzítica deste concelho, muito valiosa em geo e biodiversidade, assim como ao continente que existiu até há 200 milhões de anos e que reunia todos os continentes que existem actualmente..
Conhecida oficialmente, como GR 38 – Grande Rota Muradal Pangeia, “o trilho português dos Apalaches”, consiste numa aproximação, entre o continente americano e o europeu, e vai ser inaugurada, em Oleiros, no dia 28 de março, prometendo, ser uma das maiores atrações turísticas, da região.
A inauguração, irá anteceder, a ocorrência da prova portuguesa do Trans Pangean Challenge, uma das mais reputadas e desafiantes competições, de ultra running em todo o mundo, que se realiza em Portugal, de 19 a 25 de abril, devido à existência, deste Trilho dos Apalaches.
Por outro lado, a inauguração, coincidirá, com a época pascal e com a realização do 7.º Festival Gastronómico do Cabrito Estonado e do Maranho, pelo que a celebração, se prolonga até domingo, com algumas alusões, a este acontecimento, durante o dia, na vila de Oleiros.
Estreito-Oleiros |
Oleiros um verde de montanhas a descobrir |
Bem hajam
Carlos Fernandes
Sem comentários:
Enviar um comentário