Translate

quarta-feira, 16 de abril de 2014

Não há só estrelas, no céu !!!!!


Cada regresso ás minhas origens é uma viagem .
Sempre achei que as origens e raízes de cada um de nós,são um motivo de orgulho e felicidade.
Quase sempre, em tempo de férias escolares, guardo um tempo para matar saudades , visitar velhas amizades, e encontrar-me na imensidão do verde, ouvir os silêncios da serra e contemplar o azul esperança  do horizonte .
Encontro-me numa aldeia, Vila em tempos denominada por Cortiçada até ao século XVI, a justificação para tal nome não me parece de elevado grau de dificuldade, já que a abundante produção de cortiça e o elevado numero de colmeias, em tempos foram de grande importância para a região .
Até praticamente ao século IX as vias de comunicação a este pedaço de paraíso eram praticamente inexistentes, podendo afirmar-se que estava esquecido e isolado do resto do país, lembrando muito da actualidade, Lisboa é Portugal o resto é paisagem !!
Hoje com o nome de Proença a Nova,o topónimo suscita maiores duvidas, se para alguns se relaciona com a religião em geral de proveniência francesa, já outros aproveitaram a ideia para o filiar a Provença .


Estar e sentir Proença a Nova, é algo que nos marca e surpreende, o seu grau de desenvolvimento, criatividade ,e inovação é a todos os níveis notável , com uma oferta onde a diversidade concentrada aliada à arte de bem receber, extravasa em muito as mentes mais exigentes, desde os alojamentos, restauração , património histórico, actividades de lazer, praia fluviais , e aquele verde , autêntico e genuíno que só a Beira nos pode oferecer.
Mas hoje a estrela é o artesanato,mas o autêntico o genuíno, feito com paixão e mestria. Todavia a estrela cintilante tem um nome Dilan Cardoso Fernandes,um tesouro com raízes na terra que o viu nascer, filho de gentes com as mãos marcadas pelo peso e preço alto da canga que lavra a vida, gente de bem , simples e grande, muito grande .....
Numa das minhas visitas a Proença,desloquei-me ao estabelecimento comercial dos pais do Dilan, e perguntei por ele, já eram famosas as suas casas de xisto, e os seus terços de cortiça, para pena minha não se encontrava, disse-me a mãe o meu Dilan não está , e aquele orgulho , aquele carinho, fizeram-me acreditar que o futuro estava ali !!
Ás vezes pergunto-me qual será o papel  dos jovens nos dias de hoje,dentro da sociedade.
Com toda esta criminalidade, toda esta falta de saídas, drogas, fome falta de esperança-
Tudo isto agravado pela desigualdade social que impera no país.
Digamos que o jovem coloca-se como herdeiro, dos problemas sociais, mas acredita-se, que como agente construtor da sociedade, os jovens podem sim mudar todo este caos que a eles foi apresentado.
Felizmente temos jovens que acreditam neste papel transformador .

Proença a Nova apesar de ser também um concelho envelhecido do interior , tem nos seus jovens o seu mais valioso activo , assim consigamos não só fixa-los, mas acima de tudo alimentar-lhes os sonhos .
Dilan é um jovem da terra, rei das pescarias,católico convicto, com ele aprendi os rituais da semana Santa em Proença um verdadeiro guia . De artesão a estudante esforçado , este jovem finalmente tem um sonho ser carpinteiro,tudo tem feito para o concretizar, porque saber e não fazer ainda não é saber .
Não é o caso!! É mestre no seu sonho !!!!

Algumas das obras do Dilan, desde os bancos artesanais de excelente qualidade, aos terços de cortiça passando pelas artes decorativas, a nossa estrela cintilante tem para oferecer, como bom empreendedor que é , também domina as novas tecnologias, para reservas e encomendas o seu email
Olá , esta pagina existe para divulgar o artesanato que pratico nas horas vagas....trabalho 2 tipos de materiais ,o xisto e a madeira,que predominam na zona centro.
O "porquê" do nome "Memorias de um Carpinteiro.",o meu avô era carpinteiro,e como me estou a iniciar nos trabalhos em madeira,decidi prestar-lhe uma pequena Homenagem a ele,dando este nome"Memorias de um Carpinteiro" ,o "Memorias "surgiu na ideia para o relembrar ,já que morreu á muitos anos e o "carpinteiro"vem da profissão que ele desenvolvia.O xisto surgiu derivado a eu gostar das aldeias construídas em xisto e ser um material ,bastante fácil de ser trabalhado.


Aos pais do Dilan o meu bem haja !!!
Ao Dilan todo o meu apoio, e conto com o de todos deste grupo A.ruralidades (vamos a encomendar ), continua !!! O sonho comanda a vida .......
A todos como na camisola do Dilan isto sim, é Portugal no seu melhor,  o futuro está aqui !!


Bem hajam
Carlos Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário