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quarta-feira, 12 de fevereiro de 2014

Turismo Digital

O sector do turismo português, é fortemente influenciado pelas características próprias do país, que atingem projecção internacional, através das mais diversas valências nacionais.
Dependendo do mercado emissor, podemos ter um processo de comunicação digital e tradicional perfeitamente segmentado, constituindo nichos de mercado fundamentais para o crescimento das empresas portuguesas, independentemente da sua actividade.
Turismo Digital
Turismo significa um posicionamento e predisposição mental do consumidor / turista. Quando pensamos no turista inglês, pensamos sobretudo em palavras chave como : gastronomia portuguesa ( dos mais diversos pratos confeccionados ao vinho produzido a nível nacional), metereologia ( pelo tempo agradável que se vive ao longo do ano por comparativo a outros países), Golf ( para determinadas regiões, como no Algarve, com cerca de três dezenas de instalações), Praia ( pelas águas cristalinas do Oceano Atlântico). No entanto, para o turista norte-americano o posicionamento e as palavras chave associadas ao nosso país são totalmente distintas, pelo que é necessário pensar, analisar, medir e reflectir sobre o posicionamento para este ou outros mercados a título individual.
Pensar turismo é fundamentalmente percepcionar as necessidades e critérios distintos do turista, do país, dos motivos de viagem, de todo o processo de compra, actividades pretendidas durante o tempo de estadia, formas de pagamentos, etc.  Um bom exemplo nesta matéria, é o mercado emissor do Brasil e formas de pagamento associadas a prestações no que diz respeito a férias, mas para um turista norte americano, proceder a uma transferência bancária directa ao prestador de serviço é complexo, pelas elevadas taxas interbancárias associadas, pelo que eventualmente irão utilizar o PayPal ou outro meio de pagamento.
Outra ideia importante para as entidades nacionais, é o facto de ser necessário a tradução, actualização e integração com os mais diversos canais digitais e fundamentalmente ao nível de website, como por exemplo o TripAdvisor, Gogobot, entre tantos outros, em que é possível ao utilizador e cliente realizar reviews / comentários sobres os serviços prestados.
Existe ao dia de hoje, empresas que conseguem ter uma boa base de clientes, única e exclusivamente angariados através das redes sociais, face a uma politica de comunicação com objectivos de esclarecimentos de eventuais dúvidas, proporcionar sensações à distância, gerar call to actions de forma a angariar clientes, para experiências sensoriais no território português.
Todo o processo deve ser centrado no estudo e desenvolvimento de ferramentas de gestão, análise de resultados com os indicadores pré-definidos de forma a corrigir estratégias de comunicação online e offline
Principais dados a reter :
  • Dependendo do mercado, proporcionamos parte das experiências visuais ( imagem ou video ) que dispomos enquanto serviços prestados aos turistas.
  • Utilização dos canais digitais, enquanto forma complementar de comunicação aos meios tradicionais, idealizando a estratégia de comunicação, análise dos resultados e correcções à estratégia inicial ( a chamada estratégia emergente ).
  • Considerar condicionantes do mercado emissor ( formas de pagamento, aspectos legais, meios de transporte alocados, etc.)
  • Luis Lopes 
  • Bem hajam Carlos Fernandes 


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