Translate

sábado, 3 de maio de 2014

Festas e romarias de Maio






Festas N Srª do Almortão 
Idanha a Nova 
Destaca-se a procissão em honra de Nossa Srª do Almortão com os mordomos a transportarem o andor com a imagem da Santa ao som de adufes e cantigas tradicionais num "Adeus à Virgem " muito especial .

Festas da Mãe Soberana 
Loulé
                                                                            
É a grande romaria Algarvia . Quinze dias após a Páscoa, o andor com a Virgem é transportado em passo de corrida por oito homens, em direcção ao santuário por um caminho íngreme . Os devotos dão vivas à Nossa Senhora .


Festas da flor
Funchal- Madeira 

A baixa funchalense enche-se de música e cor à passagem dos carros alegóricos, que exibem conjugações originais de espécies florais.Os tapetes coloridos, as esculturas e o mercado de flores são momentos únicos e obrigatórios que, anualmente completam uma semana de festa. Destaque para o" Muro da Esperança" enfeitado com flores pelas crianças.
   

Festas Rosas ou Cestos Floridos
Vila Franca do Lima (Viana do Castelo)


O apogeu dos festejos acontece no cortejo das rosas, com cestos floridos que chegam a pesar cinquenta kg transportados pelas mordomas à cabeça .




Festas Santa Joana Princesa 
Aveiro


A celebração religiosa começa com uma missa na Sé de Aveiro, seguida de cortejo rumo ao Museu onde se encontra o túmulo de Santa Joana Princesa.

Festas Sr Santo Cristo dos Milagres 
Ponta Delgada (Açores)
A procissão é um ícone das festividades. A cidade enche-se de luz e os devotos pagam as promessas percorrendo o campo de São Francisco de joelhos no chão.


Festas:
Desfile das Maias
Portalegre 
O desfile das Maias é uma tradição infantil praticada em Portalegre, há muitos séculos com a qual se pretende festejar o início da Primavera .
Maia é uma menina a quem vestem de branco e enfeitam de malmequeres  amarelos, confeccionando com os mesmos, cordões , pulseiras, fios e coroas para adorno no cabelo.
As crianças percorrem as ruas da cidade entoando versos populares.


Viajar engrandece o espírito e enriquece a alma
Aproveitem e apareçam todas as e romarias são de entrada gratuita !!
Bem Hajam 
Carlos Fernandes

Sem comentários:

Enviar um comentário